Diretoria de Programa sobre Drogas realiza palestras em empresas

Agradecemos a parceria do Gerente de Operações e Distribuição Elton em abrir espaço em sua matinal para a palestra sobre Uso e Abuso de Álcool e Drogas.

Juntos podemos fazer a diferença!

nao_drogas

Matéria divulgada no site da Prefeitura de Maringá.

A diretoria de Programa Sobre Drogas, da Secretaria de Assistência Social e Cidadania (Sasc), realizou nesta segunda-feira (9), uma palestra com o tema “Prevenção ao uso e abuso de álcool e outras drogas” na empresa Virgínia, distribuidora de bebidas, para cerca de 100 colaboradores.
A diretoria busca manter parcerias com diversos setores e empresas para a realização de palestras sobre prevenção e divulgação dos programas voltados ao combate ao uso de drogas. “A promoção desses encontros é importante, pois permite alcançar a comunidade com maior eficácia”, pontua o diretor do programa, Alex Chaves.
Para a assistente de Recursos Humanos da empresa, Tatiane Ramos, a palestra foi importante e bem aceita pelos funcionários. “Percebemos que existe um domínio grande de informações sobre o assunto, e isso fez com que o pessoal absorvesse bem o conteúdo. O Alex utilizou exemplos do dia a dia e isso facilitou a compreensão, sem que os funcionários se dispersassem”, comentou. A palestra foi ministrada para o setor de entregas e o grupo já pensa em expandir para os demais setores.
Em contato com o trabalho ministrado pela diretoria de Programa Sobre Drogas desde o ano passado, o técnico de segurança do trabalho da Virgínia, Thiago da Silva Maia, fez questão de pedir o requerimento para a palestra. “Nós trabalhamos com a distribuição de álcool e já tivemos casos de alcoolismo dentro da empresa. Para quem assiste, a palestra é importante nesse sentido de conscientização e responsabilização”, diz.
Atualmente eles fazem o acompanhamento de dois casos – um funcionário que está a cinco meses limpo e outro que iniciará o tratamento em breve. “Identificamos nas rotas de rotina se há algum comportamento diferente, encaminhamos para as psicólogas da empresa e, pela parceria, fazemos o encaminhamento para o CapsAD [Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas] por meio da Sasc”, pontua.
A Sasc tem feito várias palestras preventivas em escolas, Unidades Básicas de Saúde (UBS), empresas privadas e na prefeitura. Ações e palestras podem ser solicitadas na própria diretoria por meio do telefone (44) 3221-6441 ou (44) 3221-6417.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *